3 DIMENSÕES PARA UMA BOA ESTRATÉGIA DE PRICING

Para que a empresa seja bem-sucedida em sua estratégia de pricing, faz-se necessário atuar em 3 dimensões:

  • Rentabilidade;
  • Competitividade;
  • Demanda.

O equilíbrio entre essas três dimensões é fundamental para que uma estratégia de preço reflita nas necessidades dos clientes e dos donos/acionistas.

É interessante que sem a figura de um pricing estratégico nas empresas, muitas vezes, gasta-se um tempo maior que o necessário em reuniões e discussões sem que haja uma conclusão e um plano de ação pragmático para melhorar os resultados financeiros.

O gestor financeiro fica preso exclusivamente na visão matemática do negócio, os gestores operacionais focam em preços e promoções para combater a concorrência e por sua vez, os gestores comerciais defendem a elevação das margens percentuais para proteger o resultado.

E afinal, qual o melhor caminho?

O melhor caminho sem dúvidas é ter um processo de pricing bem estruturado que contemple uma metodologia inteligente de precificação e resultem no equilíbrio da rentabilidade, competitividade e demanda do cliente.

Tendo um plano estratégico bem definido para essas dimensões, é importante que todos os interlocutores cumpram o plano, evitando assim “rasgar dinheiro com promoções e descontos” com produtos de baixa elasticidade e desalinhados com o público-alvo da empresa.

Uma metodologia e um processo de pricing bem definido e executivo, sem dúvida traz ganhos relevantes ao negócio.

Mas para isso ser bem feito, é necessário que a empresa esteja alinhada e preparada para uma cultura de gestão que pode ser muito diferente do que seus gestores estão praticando há anos.

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