COMO DEFINIR A MELHOR ESTRATÉGIA DE PRICING?

Pricing: como definir a melhor estratégia de preços para meu negócio?

Se o pricing dos produtos e serviços de um negócio for feito de forma eficiente, os resultados do negócio tenderão a ser maximizados, já que a empresa provavelmente terá encontrado uma precificação lucrativa e atrativa para o consumidor.

Ou seja, para alcançar resultados positivos e garantir competitividade no longo prazo, é imprescindível que as empresas adotem uma boa estratégia de pricing no empreendedorismo.

O que é pricing?

Pricing pode ser descrito como um conjunto de estratégias de definição de preços baseadas em análises de dados e informações, tendo como objetivo alcançar o preço que atenda as expectativas do consumidor e que seja lucrativo para a empresa.

Para desenvolver uma boa estratégia de pricing para o seu negócio, é necessário levar em consideração de um conjunto de fatores.

  • Setor econômico do negócio;
  • Restrição orçamentária do consumidor;
  • Preços e condições de pagamento disponibilizados pela concorrência;
  • Questões macroeconômicas que afetam o mercado;
  • Break even point ou ponto de equilíbrio;
  • Custos totais (fixos e variáveis).

É interessante levar todas essas questões para definir preços, principalmente com o mercado competitivo atual.

Existem algumas técnicas de pricing tradicionais que, apesar da sua lógica e importância, separadas não funcionam de forma tão eficiente.

Pricing baseado no custo: simples cálculo dos custos totais, a fim de determinar uma margem de lucro interessante para o negócio;

Pricing baseado na concorrência: estudar preços dos concorrentes e lançar produtos precificados de forma competitiva;

Pricing baseado no valor: determinar o preço baseando-se no valor que o consumidor enxerga, ou seja, o quanto está disposto a pagar.

É importante lembrar que todas essas estratégias são aplicáveis e podem trazer resultados positivos. Mas, para isso, não devem ser aplicadas separadamente, mas sim concomitantemente.

5 Estratégias de pricing eficientes

As táticas de definição de preços citadas, podem ser consideradas como algumas das principais estratégias de pricing.

Entretanto, além delas, existem algumas estratégias inteligentes, relacionadas ao marketing dos negócios, que vêm sendo frequentemente usadas para se destacar em meio a um mercado competitivo.

Pricing de penetração:

A técnica de pricing de penetração é comumente aplicada por negócios que querem ingressar em determinado mercado.

Portanto, ao usar essa técnica, as empresas disponibilizam seus produtos por um preço baixo por determinado período, buscando atrair os consumidores de um novo mercado o qual está ingressando.

Preços premium:

Ao conhecer seu mercado consumidor e identificar oportunidades de aumentar o ticket médio do negócio, algumas empresas utilizam a estratégia de preços premium.

Desta forma, a empresa vende um produto similar, mas com complementos de recursos, atendimentos, ou qualquer outro fator que agregue mais valor ao consumidor, cobrando um preço mais caro.

Preços baixos:

De forma semelhante aos preços premium, ao analisar o mercado e encontrar oportunidades, o negócio pode utilizar a tática de preços baixos.

Dentro do mercado consumidor, provavelmente vão existir pessoas que não estão comprando seus produtos por razões ligadas às restrições orçamentárias do cliente.

Por isso, é interessante disponibilizar versões reduzidas ou simplificadas do produto por um preço mais baixo, mas entregando valor suficiente para que o consumidor compre.

Pricing psicológico:

Essa estratégia é comumente aplicada nos mais diversos negócios. Você certamente já deve ter se deparado com preços R$0,99.

Esse tipo de precificação induz o consumidor a acreditar que ele está tendo alguma economia com a compra do produto.

E, mesmo quando se trata de produtos mais caros, essa estratégia apresenta eficiência.

É interessante lembrar que todas essas estratégias de pricing podem trazer resultados positivos, mas devem ser aplicadas alinhadas às estratégias de marketing e vendas da empresa.