O PRICING DA MINHA EMPRESA É ESTRATÉGICO?

Estamos vivendo numa época em que é ainda mais necessário ter muito bem definida a estratégia de pricing para o seu negócio, pois o nível de competição nunca foi tão grande.

Me lembro bem de quando iniciei a implementação desse Depto em 2001, em uma multinacional do Varejo, quando pouco se conhecia sobre o tema no Brasil.

Depois, em outro formato do Varejo, uma multinacional do Atacado, em 2011, atuando como pioneiro em uma grande no país e se tornando referência para toda América do Sul.

Depois disso, desde 2015, como Consultoria especializada, e a partir de 2016, como uma empresa de Soluções em Pricing, tem sido gratificante e impressionante o avanço que o trabalho de Pricing teve e continua tendo no Brasil nos últimos anos e a importância que as empresas estão dando para essa área.

Quando falamos do segmento varejista e atacadista, gerenciar um sortimento de 10, 15, 20 mil SKUs por loja de forma inteligente e estratégica não é uma tarefa tão simples.

O ritmo acelerado e dinâmico do varejo, a quantidade de atribuições diárias de um gestor comercial e de um gerente de loja, pouco permitem para uma gestão estratégica do pricing.

Assim, a ideia de criar uma Área de Pricing com capacidade de executar diariamente uma estratégia previamente definida com os Gestores, Direção e/ou donos da empresa, em que se toma como base os dados da concorrência e as metas financeiras do negócio é a mais recomendado.

Mas, implementar isso não é fácil para quem não conhece, ou teve pouca experiência no varejo. É bem diferente da indústria ou empresas de prestação de serviço, onde como Consultoria também atuamos e lidamos com bem menos SKUs.

Embora o objetivo sempre seja o mesmo. Mais receitas com mais rentabilidade, embora encontramos profissionais capacitados nesses segmentos, o desafio do varejo é diferente!

O varejo tem a sua característica de ser muito dinâmico, exige resultados no curto-prazo e lida com uma quantidade de categorias, produtos e muitas vezes lojas com clientes distintos. Quando uma empresa tem capilaridade nacional, a diferença cultura e de hábitos de consumo ainda é maior.

Pricing estratégico e não apenas numa área de gestão de pesquisas e relatórios. Muito menos implementar um sistema com nomes bonitinhos, gráficos e tabelas coloridas, sem que os conceitos, processos e estratégia esteja bem definida.

Muito se fala em Inteligência Artificial, o que é excelente, um caminho sem volta, mas antes disso, é preciso que o básico seja bem-feito. 

E fazer o básico, quando se lida com o universo do varejo, não é pra amador…

Pra se chegar ao preço final de um item, em uma loja, e assim capturar o máximo possível de valor nesse processo, mesmo sem falar em melhoria de custos, a verdadeira otimização do preço vem de parâmetros muito bem definidos, o que passa pela análise de: Perfil e comportamento dos clientes, concorrência, clusters, estratégia das categorias, curva de sensibilidade e imagem de preços dos produtos, relacionamento de preços entre produtos, marcas, embalagens, margens objetivas, limitadores de flutuação de preços, promoções.

Tendo isso bem definido e uma pesquisa de preços realizada por especialista, então, podemos falar de Software, Sistema, Ferramenta.

O ingrediente da Inteligência Artificial agora, tendo um alicerce sólido, certamente será muito mais efetivo.

A Profit+ é a ÚNICA Consultoria de PRICING no Brasil, que tem o DNA do Varejo e que oferece a Solução Completa do Pricing para esse segmento.

  • Realizamos Pesquisas de Preços em lojas físicas e on-line em todo país, são mais de 20 estados, 180 cidades, 200 pesquisadores dedicados. 
  • Capacitamos, implementamos e revisamos o processo de pricing em diversos clientes, permitindo que o cliente varejista mantenha o processo através de recursos próprios.
  • Temos desde 2018 o nosso próprio Software de Pricing, implementado e experimentado em diversos clientes do Varejo, de Norte a Sul do País, e muito em breve, estaremos lançando a nova versão….

Está chegando! PROFIT+ [P………] Simples, completo, robusto, escalável, melhor custo vs benefício do mercado!

Todo esse trabalho ainda conta com mais de 30 profissionais internos, entre Consultores, Supervisores, Analistas de Atendimento, Qualidade e Desenvolvedores de Sistema, qualificados e constantemente capacitados para atender nossos clientes com agilidade e qualidade.

São apenas 04 anos de história, mas sem dúvida temos muita coisa pra contar e não temos dúvida de onde queremos chegar!

Ser lembrado como a melhor consultoria de Pricing no Brasil, a única que desde o início escreveu em seu propósito e conseguiu atingir, a vontade de levar a solução completa do pricing para nossos clientes e parceiros.

Vamos falar mais sobre Pricing?

Em breve, novo Software, novas instalações, e a mesma vontade de sempre, que é ver o negócio de nossos clientes crescerem, para que nós também possamos continuar crescendo!

Profit+ Instituto de Pesquisas e Inteligência em Pricing+ Inteligência e informação para o seu negócio

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