PRICING: UM FATOR DETERMINANTE PARA O CRESCIMENTO NO VAREJO

Em um segmento de extrema concorrência, onde empresas tem um alto faturamento, mas são obrigadas a disputar centavos quando o assunto é competitividade, a precificação surge como um divisor de águas, que pode trazer ou não o sucesso para uma organização.

Alguns pontos são fundamentais e devem ser levados em consideração:

  • Estratégia e Estruturação: Apesar da importância, diversas empresas ainda não possuem uma estratégia de pricing bem definida, e tampouco um departamento dedicado exclusivamente para essa finalidade. É preciso entender que “preço baixo” não é a estratégia indicada para todas as categorias, produtos e lojas.  É preciso ter uma estratégia bem definida, com metas realistas e pessoas dedicadas 100% a alcançar tais objetivos.
  • Imagem de Preços: Na sua grande maioria, os consumidores sabem o preço do Óleo de Soja, Arroz, Feijão, Batata, Cebola, Tomate, mas não sabem o preço exato da Abobora Japonesa, Azeite Verde s/ Caroço e Barra de Cereal. O conceito aqui, em linhas gerais, consiste em ser mais competitivo nos produtos mais sensíveis aos olhos do consumidor e menos, sem exageros, em produtos menos sensíveis. Como ingrediente adicional, pode-se incluir nessa metodologia a estratégia de cada categoria de produtos.
  • Concorrência: Observar o posicionamento de preço da concorrência, realizando pesquisas frequentes e estruturadas com objetivo de ter uma boa referência para tomada de decisão é essencial. É preciso estar competitivo frente aos principais players de cada loja, porém, fazer isso de forma inteligente, sem destruir margens.
  • Negociação: Ações em Pricing requerem boas negociações com fornecedores. Dessa forma, é preciso ter uma estratégia clara, dados da concorrência e embasar as discussões no formato que seja de benefício para ambos. Ao final, o fornecedor do Varejo também precisa vender com rentabilidade.

Estes são apenas alguns fatores que compõem a precificação inteligente e nós da Profit+ temos as soluções necessárias para ajudar nossos clientes a ser tornarem cada vez mais eficientes no Pricing.

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