Qual a diferença entre preço e valor?

• Preço: É o valor monetário expresso numericamente associado a uma mercadoria, serviço ou patrimônio. Trata-se de algo palpável, mensurável.

• Valor: Está ligado a percepção, imagem de preço. Trata-se de algo mais abstrato e que está associado a qualidade, credibilidade, fama, e outros fatores menos tangíveis.

Em tempos de crise é mais difícil vender com lucratividade justamente por ser mais difícil manter a percepção de valor de um local, uma marca, um produto ou serviço, pois a decisão de comprar por parte do consumidor está associado a sua capacidade financeira, incertezas e concorrência que ficam mais acentuadas.

Nessa fase, é muito comum o consumidor fazer um downgrade de marcas, ou seja, abrir mão da marca de maior qualidade e/ou conhecida, por uma marca que represente menor desembolso.

Nesse cenário, uma estratégia bem definida de pricing e soluções agregadas como: Pesquisa de Preços e Sistemas de Gestão são fundamentais.

O Pricing é um processo que deve ser ainda mais estratégico nesse momento.

Lembretes importantes:

  • O cliente-alvo deve estar no centro da estratégia.
  • Defina quem são seus reais concorrentes, aqueles que impactam no seu cliente-alvo, pois não é possível combater a todos que estão a sua volta.
  • Defina a estratégia de cada categoria.
  • Entenda e defina a sensibilidade e posicionamento das marcas e produtos.
  • Estruture ou revise sua árvore mercadológica de acordo com a visão do consumidor.
  • Tenha um sortimento que cumpra todas as faixas de preços necessárias para gerar valor percebido.
  • Trate o Pricing de forma segmentados, sendo: Preços Regulares, Promoções, Markdown e Preços Especiais, pois cada um desses tipos de preços, exigem regras e definições diferentes.
  • Esteja organizado e tenha os dados de mercado dos seus principais concorrentes, sempre disponíveis.
  • Use ferramentas de gestão que lhe permitam ser produtivo e proativo nas decisões.

Somos a Profit+, uma empresa especializada em Pricing e que não entrega apenas conceitos, mas soluções, pois como destacado nesse texto, queremos ser lembrados pelo valor que agregamos aos nossos clientes.

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